Missão da Fundação Rotária Portuguesa
A fundação Rotária Portuguesa é uma Fundação de Solidariedade Social, composta por vizinhos, amigos, líderes e solucionadores de problemas que o mundo moderno enfrenta.
A junção de vários esforços comunitários por parte de todos os movimentos Rotários sediados em Portugal torna esta instituição uma das mais antigas do nosso país Resolver problemas reais exige compromisso extremo e paixão. O Rotary usa a sua paixão, energia e inteligência para realizar projetos sustentáveis.
Desde o apoio à alfabetização, à ajuda na comunidade ou até mesmo contribuir para as causas mais difíceis dos tempos modernos, trabalhamos para melhorar o nosso país e permanecemos comprometidos até ao fim, tal como o exemplo internacional. Acreditamos que temos a responsabilidade de agir nas questões mais persistentes do nosso país e até do nosso mundo.
Na nossa missão prestamos serviços aos outros, promovemos a integridade e defendemos a compreensão, a boa vontade e a paz mundial por meio da nossa comunhão de líderes empresariais, profissionais e comunitários. Vemos um mundo onde as pessoas se unem e agem para criar mudanças permanentes e duradouras na comunidade e em nós mesmos.
A Fundação Rotaria Portuguesa (designada F.R.P.) é uma Fundação de solidariedade Social, pessoa coletiva privada sem fins lucrativos, de utilidade publica, instituída por ato entre vivos, com caracter perpetuo; instituída pelos Rotários Portugueses, em cumprimento das resoluções unanimes, tomadas nas X e XI Conferências do então Distrito Rotário 65, na concretização do Ideal de Servir, que constitui a base do Movimento Rotário e com a qual se comprometem todos as Membros e Cubes Rotários sediados em Portugal.
A FRP rege-se pelas disposições dos presentes estatutos, pelos seus Regulamentos internos e legislação aplicável. A FRP tem a sua Sede na Rua João Machado, número 100-3.º; salas 303/304; 3000-226 na cidade e concelho de Coimbra.
A FRP desenvolve a sua atividade em todo o território nacional. Para todos os efeitos, incluindo as fiscais, estes Estatutos consideram a decurso de cada ano, o período temporal compreendido entre 01 de julho e 30 de junho do ano civil seguinte.
A FRP tem par fim a concretização do Ideal de Servir, que constitui a base do Movimento Rotário, pela que na sua vida se comprometem os membros dos Clubes Rotários sediadas em Portugal:,
A ação a desenvolver pela FRP abarcara, em geral, atividades de serviço em beneficia das populações residentes em Portugal, principalmente nos campos educativo, cientifico, cultural, humanitário e social, através da concessão de auxílios e incentives, tais como subsídios, bolsas e prémios, sem prejuízo de outras iniciativas, que o seu Conselho de Administração delibere. A FRP prestara, ainda, serviços de apoio ao Movimento Rotário Português.
O património inicial da F R P foi constituído por um capital de 300.000$00/1.496,39 € em dinheiro, integralmente realizado, para além da dotação patrimonial inicial, fazem parte do seu património quaisquer bens ou direitos adquiridos ou a adquirir mormente donativos bem como doações, subsídios ou outros apoios financeiros.
Constituem receitas da F R P, em especial:
Os donativos dos Rotários Portugueses;
Os donativos dos Clubes Rotários, em especial, dos sediados em Portugal;
As resultantes de capitais próprios;
As provenientes de bens; As resultantes de heranças, legados ou doações;
Quaisquer donativos, produtos de atividades festivas ou subscrições;
As comparticipações, subsídios do Estado ou de quaisquer outras entidades;
As resultantes da venda de bens ou da prestação de serviços.