Entregues as Bolsas dos Fundadores e Melhores Bolseiros da FRP

Foto-15_
Foto-1_
Foto-2_
Foto-3_
Foto-4_
Foto-5_
Foto-6_
Foto-7_
Foto-8_
Foto-9_
Foto-10_
Foto-11_
Foto-12_
Foto-13_
Foto-14_
Foto-16_
Plateia-1
Plateia-2
previous arrow
next arrow
Foto-15_
Foto-1_
Foto-2_
Foto-3_
Foto-4_
Foto-5_
Foto-6_
Foto-7_
Foto-8_
Foto-9_
Foto-10_
Foto-11_
Foto-12_
Foto-13_
Foto-14_
Foto-16_
Plateia-1
Plateia-2
previous arrow
next arrow

Os novos órgãos sociais da Fundação Rotária Portuguesa para o biénio 2021/2023 foram sufragados no último sábado (19 de junho de 2021) em reunião do Conselho de Presidentes que decorreu no Hotel Dona Inês, em Coimbra.

A reunião, dirigida a todos os presidentes dos clubes rotários (2020/2021) e presidentes eleitos (2021/2022) e que teria votação presencial, no sentido de sufragar os nomes indicados pelo Conselho de Curadores ao Conselho de Administração, ainda em funções, entretanto acabou por ter de ser alterada, para sistema híbrido (companheiros em sala e por videoconferência), devido a diretiva emanada pelo Conselho de Ministros, no âmbito da pandemia COVID-19.

A orientação governamental no sentido de restringir a circulação de cidadãos na zona metropolitana de Lisboa (proibindo entradas e saídas naquele espaço geográfico) acabou por à última da hora, obrigar a que o presidente do Conselho de Presidentes, Luís Monteiro, em conjugação de esforços com José Rolim, presidente da Comissão Executiva, encontrassem uma solução para que a reunião se realizasse de forma híbrida, isto é, permitindo acesso via online e que o mesmo possibilitasse aos presidentes (2020/2021) e presidentes eleitos (2021/2022), dos clubes circunscritos à área metropolitana de Lisboa, pudessem votar, através de link associado a código secreto.

Com a importante ajuda da empresa Laia Laia & Companhia, Informática e Serviços, Ld.ª, de Coimbra, que disponibilizou um dos seus colaboradores, todo o processo foi agilizado no dia anterior à reunião, tendo a mesma decorrido sem problemas, permitindo que todos os presidentes de clubes rotários interessados pudessem aceder ao evento e também votar.

Os candidatos a escrutínio foram eleitos com os seguintes votos:

CANDIDATO AO CACLUBEDISTRITOVOTO
Alberto Carlos Gonçalves Vale RegoRC Setúbal196025 S / 3 B / 0 N
Gabriel Nuno A. R. V. de MagalhãesRC Lisboa P. Nações196024 S / 1 B / 3 N
Joaquim Paulo Taveira de SousaRC Lisboa-Estrela196024 S / 2 B / 2 N
José Carlos da C. A. RosmaninhoRC Lisboa-Benfica196025 S / 1 B / 2 N
Jorge Lucas CoelhoRC Lisboa196026 S / 0 B / 2 N
António Gonçalves AfonsoRC Santo Tirso197025 S / 2 B / 1 N
Fernando de Jesus RegateiroRC Coimbra197024 S / 3 B / 1 N
Ilídio Almeida FigueiredoRC Figueira da Foz197024 S / 3 B / 1 N
Nelson Cordeiro PedrosaRC Pombal197024 S / 3 B / 1 N

Para o Conselho de Fiscalização foram eleitos os 3 candidatos que se apresentaram a eleição.

CANDIDATO AO CFCLUBEDISTRITOVOTO
António de Jesus NunesRC Cascais-Estoril196026 S / 1 B / 1 N
António Brásio GomesRC Coimbra197025 S / 1 B / 2 N
José Augusto Rodrigues CostaRC Estarreja197025 S / 1 B / 1 N

Eleito novo Conselho de Presidentes

Antes do encerramento da reunião teve lugar a apresentação de uma lista (designada pela mesa como Lista A) concorrente à constituição de novo Conselho de Presidentes que deverá tomar posse na abertura do próximo ano rotário 2021/2022.

A sufrágio apresentaram-se José António Mendes (RC Tomar-Cidade); Paulo Barbot Pinto (RC Porto-Foz) e Ricardo Silva Esteves (RC Peniche). A lista foi aprovada por maioria, com vinte e um votos em sala e oito votos por videoconferência.

Entregues as Bolsas dos Fundadores e Melhores Bolseiros 2020

A anteceder as duas votações, teve lugar a cerimónia de entrega as Bolsas dos Fundadores alusiva ao ano de 2020 que, devido à pandemia COVID-19, tinha sido adiada.

Cada bolsa é constituída por quantia em dinheiro (500 euros), um diploma e o livro “Quadro de Honra” que reúne a história de cada um dos 10 fundadores da FRP, e dos dois instituidores dos prémios escolares que distinguem os dois melhores bolseiros da fundação (um de cada distrito rotário) bem como destaca o perfil dos estudantes distinguidos com as bolsas.

As Bolsas dos Fundadores – iniciativa instituída pela FRP em 1996 –, constituem uma justa homenagem aos 10 elementos que integraram o primeiro Conselho de Administração (1959) – Rafael da Silva, Augusto Serras, Avelino Manuel da Silva, Mendes d’Almeida, Ferreira da Silva, Teixeira Barroca, Mesquita Rodrigues, Santos Pardal, Ferreira Leite e Rodrigo Santiago.

Por seu lado, a entrega das bolsas aos melhores bolseiros – Bolsa Teixeira Lopes e Bolsa Casal Melich – remonta a 1989.

Assim foram entregues as bolsas:

Bolsa Fundador Rafael da Silva: Edgar Neves Mendes (RC Pombal);

Bolsa Fundador Augusto Serras: Mariana Isabel Mendes Vicente (RC Lagos);

Bolsa Fundador Avelino Manuel da Silva: Maria Carolina de Kercadio Sarmento Lencart e Silva (RC Vila Real);

Bolsa Fundador Mendes d’Almeida: David Silva de Sousa (RC Horta);

Bolsa Fundador Ferreira da Silva: António Miguel de Oliveira Pereira (RC Cascais-Estoril);

Bolsa Fundador Teixeira Barroca: Bruno Pinto Dias (RC Feira);

Bolsa Fundador Mesquita Rodrigues: Francisco Manuel Barbosa Ribeiro (RC Penafiel);

Bolsa Fundador Santos Pardal: Isabel Couchinho Fernandes (RC S. Mamede de Infesta);

Bolsa Fundador Ferreira Leite: Adriana Couto de Oliveira (RC Arcos de Valdevez);

Bolsa Fundador Rodrigo Santiago: Leonor Mesquita Patrocínio (RC Angra do Heroísmo – Cidade Património Mundial).

Bolsa Teixeira Lopes – (Bolsa Escolar – Melhor Bolseiro Distrito Rotário 1960): Marta Sofia Marques Rodrigues (RC Abrantes);

Bolsa Casal Melich – (Bolsa Escolar – Melhor Bolseiro Distrito Rotário 1970):

Alberto Cavaleiro Pacheco (RC Gondomar).

Sorteados os clubes que atribuirão

a Bolsa dos Fundadores em 2021 e 2022

Na cerimónia do 62.º aniversário da FRP realizou-se ainda o tradicional sorteio, que dita quais os clubes que irão atribuir as Bolsas dos Fundadores relativas aos anos de 2021 (em atraso) e 2022.

Do sorteio saiu a seguinte lista para 2021: Bolsa Rafael da Silva, RC Barcelos; Bolsa Augusto Serras, RC Bombarral; Bolsa Avelino da Silva, RC Bombarral; Bolsa Mendes d’Almeida, RC Trofa; Bolsa Ferreira da Silva, RC de Portalegre; Bolsa Teixeira Barroca, RC Figueira da Foz; Bolsa Mesquita Rodrigues, RC Ermesinde; Bolsa Santos Pardal, RC de Coimbra-Olivais; Bolsa Ferreira Leite, RC da Benedita e Bolsa Rodrigo Santiago, RC de Lisboa.

Lista para o ano de 2022: Bolsa Rafael da Silva, RC Gondomar; Bolsa Augusto Serras, RC Leiria; Bolsa Avelino da Silva, RC Mangualde; Bolsa Mendes d’Almeida, RC Braga; Bolsa Ferreira da Silva, RC Caldas das Taipas; Bolsa Teixeira Barroca, RC Fafe; Bolsa Mesquita Rodrigues, RC Loulé; Bolsa Santos Pardal, RC Felgueiras; Bolsa Ferreira Leite, RC Paredes e Bolsa Rodrigo Santiago, RC Lisboa-Norte.