Pedro Aguiar, um exemplo inspirador

por | 27-Mai-2024 | bolsas de estudo, destaque, FRP, Notícias

A história de Pedro Aguiar é um exemplo inspirador de como as bolsas de estudo da Fundação Rotária Portuguesa (FRP) podem transformar vidas e criar um ciclo de solidariedade e progresso. Tendo sido um dos primeiros bolseiros apoiados pelo Rotary Club de Pombal, com o apoio da FRP, Pedro Aguiar é hoje não apenas um profissional de sucesso mas também um benemérito que retribui à comunidade, ao patrocinar, também ele, jovens estudantes ao abrigo do mesmo programa.

O Início de um Sonho

Em 1986, Pedro Aguiar, natural de Pombal, iniciou a sua licenciatura em Medicina Dentária na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, tendo contado com o apoio de uma bolsa da FRP a partir de 1988. O curso, nessa altura ainda recente em Coimbra, exigia uma média elevada para admissão, mas Pedro Aguiar, com excelentes resultados académicos, não contou com dificuldades em ser colocado. “Naquela altura, os três primeiros anos da Licenciatura eram partilhados com o curso de Medicina”, relembra.
A formação de seis anos culminou em 1993, após a qual Pedro Aguiar cumpriu o serviço militar obrigatório, uma experiência que descreve como positiva: “Foi uma boa experiência, que criou boas amizades. Aqueles quatro meses passaram ‘a correr’”.

Carreira profissional e impacto na comunidade

Após a licenciatura, Pedro Aguiar começou a trabalhar para o SAMS e, em outubro de 1994, abriu a sua clínica de medicina dentária em Pombal. Ao longo dos anos, continuou a colaborar com o SAMS em várias cidades da Região Centro, incluindo Guarda, Figueira da Foz e Leiria, sempre mantendo a clínica em Pombal. Esta mobilidade profissional é vista por Pedro Aguiar como uma vantagem, pois permite-lhe “conhecer muitas pessoas” e criar uma vasta e agradável rede de contactos e boas amizades.

Pedro Aguiar é uma pessoa ativa e envolvida em várias atividades. Solteiro, gosta de estar junto do mar e na praia, principalmente na Figueira da Foz. Aprecia caminhadas e viver a vida de forma saudável com amigos e antigos colegas de curso, ao percorrer o país ou assistir ao Rally de Portugal, e admite ser um sportinguista convicto. Para além de ser um ávido leitor, Pedro Aguiar interessa-se por aprender sobre novos temas para além da sua atividade profissional, pois considera essencial a multidisciplinaridade e a cultura geral.

Pedro Aguiar assiste ao 55º Rally de Portugal, em Góis, maio de 2022.
Pedro Aguiar aprecia caminhadas e viver a vida de forma saudável com amigos e antigos colegas de curso. Na imagem, assiste ao 55º Rally de Portugal, em Góis, maio de 2022. Imagem: Facebook de Pedro Aguiar.

Pedro Aguiar não esqueceu as oportunidades que recebeu. Há cerca de 25 anos, começou, também ele, a patrocinar bolsas de estudo para o Ensino Secundário e Ensino Superior no Rotary Club de Pombal. “Acabo por conhecer os bolseiros, são-me apresentados, e isso cria uma ligação. E isso é importante”, destaca. Este gesto de retribuição reflete a sua gratidão e o seu desejo de proporcionar a outros jovens as mesmas oportunidades que teve.

O Rotary Club de Pombal e os seus 40 anos de existência

O Rotary Club de Pombal, que completa 40 anos no dia 21 de junho deste ano, já atribuiu cerca de 400 bolsas com o apoio da FRP e da comunidade local, incluindo empresas e particulares. Jorge Silva, Presidente deste clube rotário, destaca que “a Fundação Rotária Portuguesa desempenha um papel crucial não apenas nas bolsas, mas também noutros projetos do clube”. Jorge Silva não deixa, porém, de reiterar: “A comunidade também participa bastante, e o talento dos Companheiros do Clube facilita este trabalho”.

A FRP desempenha um papel largamente reconhecido no apoio a estudantes economicamente carenciados. As bolsas de estudo concedidas pela FRP, como as de que Pedro Aguiar beneficiou com iniciativa do Rotary Club de Pombal, abrangem tanto o Ensino Secundário como o Ensino Superior, e são uma forma de assegurar o desenvolvimento pessoal e académico dos jovens, permitindo-lhes prosseguir os seus estudos e alcançar os seus objetivos.

Um exemplo vivo

Pedro Aguiar, apesar de não ser membro do Rotary Club de Pombal, mantém uma forte ligação com os seus membros, e é frequentemente convidado para eventos, tendo sido homenageado várias vezes com certificados de benemérito. Sente-se realizado tanto profissional como pessoalmente, tendo encontrando um propósito no apoio à formação de jovens que dificilmente teriam possibilidade de o conseguir por outros meios.

Pedro Aguiar discursa na 41ª Conferência do Distrito 1970, em Vila Nova de Gaia, 11 de maio de 2024, onde falou do impacto do Rotary na sua vida. Imagem: Rotary International Distrito 1970.

A história de Pedro Aguiar é um exemplo vivo do impacto positivo das bolsas de estudo da FRP. O seu percurso de sucesso e a sua retribuição à comunidade são testemunhos do valor da educação e da solidariedade. A FRP, no seu trabalho conjunto com os clubes rotários há mais de seis décadas, renova-se constantemente no compromisso da promoção do desenvolvimento e bem-estar da comunidade, inspirando novas gerações a seguir o exemplo de Pedro Aguiar.

Notícias relacionadas