O uso de tablets doados pela FRP – estimulação cognitiva na prevenção das demências

by | 21-Out-2024 | destaque, Notícias

Adeser II – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social da Região da Marinha Grande (IPSS) tem vindo a utilizar tablets na estimulação cognitiva de idosos. O programa de distribuição de tablets foi pensado para mitigar os efeitos da pandemia por iniciativa da Fundação Rotária Portuguesa. Abrangeu um total de 29 clubes rotários em todo o país, com a distribuição de 150 unidades por mais de oito dezenas de instituições.

A doação dos tablets à Adser II, feita através do Rotary Club da Marinha Grande, foi essencial no combate ao isolamento social, e hoje, passados alguns anos, os equipamentos continuam a desempenhar um papel vital nas atividades diárias da instituição.

tablets doados pela FRP a serem usados pela Adeser II na Santa Casa da Misericórdia de Leiria
A doação dos tablets à Adser II, feita através do Rotary Club da Marinha Grande, foi essencial no combate ao isolamento social. (imagem: Santa Casa da Misericórdia de Leiria)

Ana Fonseca, antropóloga e técnica da Adeser II, destaca a relevância que os dispositivos assumiram no quotidiano dos utentes: “Os utentes já integram o uso dos tablets nas suas rotinas diárias”. Ana Fonseca destaca o caso do Lar Nossa Senhora da Encarnação, da Santa Casa de Misericórdia de Leiria, uma das instituições que tem beneficiado dos equipamentos por via da Adeser II, através do programa INSANIAM.

programa INSANIAM, apresentado em outubro de 2022, visa prevenir a demência e apoiar a estimulação cognitiva, e o Rotary Club da Marinha Grande tem assegurado a sua coordenação operacional. Esta rede de apoio, que envolve a coordenação técnica da Adeser II, tem permitido consolidar e expandir o trabalho de prevenção das demências, ao garantir uma abordagem centrada na pessoa e adaptada às necessidades de cada utente.

tablets doados pela FRP a serem usados pela Adeser II na Santa Casa da Misericórdia de Leiria
O programa INSANIAM, apresentado em outubro de 2022, visa prevenir a demência e apoiar a estimulação cognitiva, e o Rotary Club da Marinha Grande tem assegurado a sua coordenação operacional, com o apoio técnico da Adeser II. (imagem: Santa Casa da Misericórdia de Leiria)

Os jogos incorporados nos tablets servem para estimular áreas como a atenção, concentração, raciocínio lógico e memória, e permitem prevenir ou retardar os efeitos das demências. Além dos jogos, os tablets são também utilizados pelos utentes para a leitura de notícias, o que lhes permite, de uma forma que promova a autonomia, manterem-se informados. “Temos utentes que se asseguram que os tablets sejam carregados à sexta-feira para os poderem utilizar no fim de semana”, refere Ana Fonseca.

tablets doados pela FRP a serem usados pela Adeser II na Santa Casa da Misericórdia de Leiria
Os jogos incorporados nos tablets servem para estimular áreas como a atenção, concentração, raciocínio lógico e memória, e permitem prevenir ou retardar os efeitos das demências. (imagem: Santa Casa da Misericórdia de Leiria)

A Adeser II tem, ao longo dos anos, beneficiado da formação técnica oferecida por várias entidades, incluindo a Associação Alzheimer Portugal, reconhecida pelo seu trabalho no apoio a pessoas com demência, bem como aos seus cuidadores, há mais de 35 anos.

A atribuição de tablets, por iniciativa da Fundação Rotária Portuguesa, revelou-se uma iniciativa com efeitos duradouros. A função destes pequenos equipamentos tecnológicos transcendeu a pandemia, e é agora uma ferramenta essencial para a estimulação cognitiva, o combate à solidão e a manutenção da autonomia e o contacto social.

Imagem principal: Santa Casa da Misericórdia de Leiria

Apoiar a Fundação Rotária Portuguesa

Sabia que, ao apoiar a Fundação Rotária Portuguesa, está a contribuir para uma Instituição Particular de Solidariedade Social com natureza de Utilidade Pública?

Notícias relacionadas