Enquadrado na fase extraordinária – COVID-19 – de apoio aos clubes rotários nacionais, iniciativa da Fundação Rotária Portuguesa, foi concluído, recentemente, um projeto liderado pelo Rotary Club de Lisboa-Olivais.
O projeto que o clube rotário desenvolveu entre abril de 2020 e maio de 2021 teve como objetivo colmatar lacunas existentes no ensino à distância através do fornecimento de equipamentos informáticos a escolas, devido ao isolamento provocado pela pandemia COVID-19.
Numa primeira fase o clube rotário concentrou esforços na aquisição de tablets e computadores recondicionados (devido à falta de equipamentos no mercado) para apoiar alunos com dificuldades económicas.
Mais tarde, constatou que as necessidades dos estabelecimentos de ensino passavam também pela falta de câmaras web, microfones e colunas. Equipamentos necessários aos alunos que não podiam frequentar as aulas presenciais e que por questões de saúde se encontravam em isolamento profilático devido ao surto da COVID-19.
As escolas beneficiárias desta iniciativa foram: Escola EB 2,3 Fernando Pessoa, Agrupamento de Escola de Santa Comba Dão e Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares.